segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Hérnia de Disco: Quer fugir da cirurgia?

Atualmente a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, considera o tratamento conservador, como a fisioterapia, a primeira opção na abordagem do paciente com hérnias discais.
Existem muitos recursos disponíveis na fisioterapia, no entanto, nem todos atuam na causa da hérnia, sendo algumas vezes apenas paliativo, como no caso do TENS, Ultassom, que podem ser muito úteis para analgesia (diminuição da Dor) porem, não atuam nas causas mecânicas e disfunções do movimento, normalmente relacionadas as Hérnias Discais.
As opções de tratamento que considero mais relevantes são aquelas que envolvem a terapia manual e controle motor.
O primeiro passo é procurar um especialista para realizar uma avaliação minuciosa, visando estabelecer sempre que possível, o fator causal. Posteriormente estabelecer um plano de tratamento.
Em geral os atendimentos, são realizados uma vez por semana, durante uma hora, tendo resultados a curto, médio e longo prazo. Como, diminuição da dor e edema, melhora das capacidades funcionais e evitando re-incidivas. Proporcionando assim, uma melhor qualidade de vida e muitas vezes, escapando de fato das cirurgias.
Atualmente venho tendo bons resultados com o uso do RPG, G.H. - método Ehrenfried , Estabilização Segmentar Vertebral, Mobilização Neural , associadas as demais técnicas de Terapia Manual* e controle Motor.

Para mais informações e duvidas, mande um e-mail para:
harmonia_em_movimento@hotmail.com ou pergunte aqui no blog!

*Terapia Manual ( engloba uma infinidade de técnicas e métodos que trabalham as disfunções de movimento humano.)

domingo, 11 de outubro de 2009

Você já conhece a Ginástica Holística?

Para quem busca trabalhar o corpo, acalmando a mente, se afastando da correria do dia-a-dia, encontra na Ginástica Holística (G.H.) - Método Ehrenfried, uma fonte rica de estímulos que através de movimentos inusitados, com materiais simples e atraentes, pode-se trabalhar o relaxamento corporal, reajuste articular e tonificação de todo o corpo. Esse trabalho envolve e desenvolve a percepção apurada dos limites do corpo, sua relação com o espaço em que ocupa no ambiente e a coordenação dos movimentos que são propostos verbalmente pelo terapeuta.
Além do seu carater lúdico e preventivo, a G.H. também é terapêutica e educativa. As aquisições feitas pelo aluno são usadas no dia-a-dia, em seu trabalho, em casa, e nas relações sociais.
A aquisição de uma postura corporal mais equilibrada, permite realizar as tarefas diárias com mais conforto (menor gasto energético), além de aumentar a auto-estima, ajudando nas relações sociais e promovendo a saúde orgânica.
A Ginástica Holística, como conhecemos atualmente, foi desenvolvida pela Fisioterapeuta e Médica Dra. Lily Ehrenfried (Berlin 1896 - Paris 1994) a partir dos conhecimentos passados a ela por Elsa Gindler (1885 - 1961) em Berlin. Foi na França que Ehrenfried desenvolveu e transmitiu esses ensinamentos.
Atualmente a G.H. vem crescendo pelo mundo, principalmente no Brasil, França e Canadá.
Que tal conhecer um pouco mais deste método tão fascinante!
Para aqueles que quiserem mais informações:
http://www.ginasticaholistica.com/
Livros:
Ginástica Holística (Maria Emilia Mendonça - Ed. Summus)
Da Educação do corpo ao equilíbrio do espírito (L. Ehrenfried - Ed. Summus)
Em pleno corpo (Débora Pereira Bolsanello - Ed. Juruá)

sábado, 10 de outubro de 2009

Olá!!! Vamos falar de saúde!!!