domingo, 11 de outubro de 2009

Você já conhece a Ginástica Holística?

Para quem busca trabalhar o corpo, acalmando a mente, se afastando da correria do dia-a-dia, encontra na Ginástica Holística (G.H.) - Método Ehrenfried, uma fonte rica de estímulos que através de movimentos inusitados, com materiais simples e atraentes, pode-se trabalhar o relaxamento corporal, reajuste articular e tonificação de todo o corpo. Esse trabalho envolve e desenvolve a percepção apurada dos limites do corpo, sua relação com o espaço em que ocupa no ambiente e a coordenação dos movimentos que são propostos verbalmente pelo terapeuta.
Além do seu carater lúdico e preventivo, a G.H. também é terapêutica e educativa. As aquisições feitas pelo aluno são usadas no dia-a-dia, em seu trabalho, em casa, e nas relações sociais.
A aquisição de uma postura corporal mais equilibrada, permite realizar as tarefas diárias com mais conforto (menor gasto energético), além de aumentar a auto-estima, ajudando nas relações sociais e promovendo a saúde orgânica.
A Ginástica Holística, como conhecemos atualmente, foi desenvolvida pela Fisioterapeuta e Médica Dra. Lily Ehrenfried (Berlin 1896 - Paris 1994) a partir dos conhecimentos passados a ela por Elsa Gindler (1885 - 1961) em Berlin. Foi na França que Ehrenfried desenvolveu e transmitiu esses ensinamentos.
Atualmente a G.H. vem crescendo pelo mundo, principalmente no Brasil, França e Canadá.
Que tal conhecer um pouco mais deste método tão fascinante!
Para aqueles que quiserem mais informações:
http://www.ginasticaholistica.com/
Livros:
Ginástica Holística (Maria Emilia Mendonça - Ed. Summus)
Da Educação do corpo ao equilíbrio do espírito (L. Ehrenfried - Ed. Summus)
Em pleno corpo (Débora Pereira Bolsanello - Ed. Juruá)

4 comentários:

  1. Oi!! Lembra de mim, Lucia Caascão do IBMR, vc me ajudou a beça na minha monografia... Então estou há um ano trabalhando com G.H. to gostando mto, vou fazer o curso de formação ano q vem, vc ja fez? o q achou?
    qq coisa me escreva por email

    bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Lúcia, tudo bem! Quanto tempo!
    Dou a maior força para você realizar o curso de formação!Desde que conheci a G.H. através da fisioterapeuta e amiga Adriana Lacombe, estou cada dia mais interessado por sua possibilidade!É um método muito prazeirozo para se trabalhar, tanto como terapeuta, como paciente!
    Um abraço,
    Raphael Luz

    ResponderExcluir
  3. Sou a prova viva de que funciona, é gostoso e divertido!! Adoro a GH! E mais ainda o professor...
    Bjs,
    Mônica

    ResponderExcluir
  4. Olá Raphael! Parabéns pela iniciativa!
    Bjs
    Daniela

    ResponderExcluir

Junte-se a nós, exponha suas ideias!