segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Prepare seu corpo e mente para uma noite de sono tranqüila!

Após aquele dia de trabalho árduo, o corpo se encontra cansado e a mente agitada. O que vem primeiro na cabeça e deitar e descansar, mas após deitar o corpo dolorido se recusa a relaxar, e a mente agida o impede de dormir. O que fazer nessas horas?
Algo simples, prazeroso e resolutivo: uma junção de auto-massagem, movimentos corporais e relaxamento guiado.
Comece com uma bolinha de tênis (ou similar. Pode ser de borracha, ou outro material que ofereça certa resistência) no chão. Fique de pé ao lado dela. Pense antes de iniciar a massagem no pé, qual é o pé que está mais dolorido ou tenso. Inicie pelo outro pé! Sim, aquele pé que está em melhores condições! Realize primeiro movimentos deslizando a planta do pé escolhido sobre a bola, massageando-a desde o calcâneo até a base dos dedos. Ida e volta como se pintasse toda a sola. Depois "pinte" realizando movimentos laterais. Deslizando a bola de um lado para o outro do pé, cobrindo toda a extensão da sola. Ao terminar descanse o pé no chão, e antes de realizar o outro pé, perceba como estão os apoios dos pés. Percebe diferença entre o lado trabalhado e o outro? Algumas pessoas podem perceber também outras áreas do corpo relaxadas após trabalhar o pé, mas isso varia de pessoa para pessoa, e de dia para dia. Essa percepção é importante. Isso para sabermos como o movimento pode nos ajudar!
Agora vamos deitar! Quem já possuir um tapetinho emborrachado (como os usados em aulas de YOGA) podem usar. Quem não tiver, use uma ou duas toalhas de banho, ou um edredom para tornar o chão um lugar mais agradável para seu corpo, evitando os contatos doloridos entre o chão e as estrutura ósseas mais salientes! Deite com as pernas esticadas e braço ao longo do corpo. Perceba como o corpo está neste momento, seus apoios no chão, suas tensões.
Esfregue uma palma da mão contra a outra em movimentos contínuos, friccionando e gerando calor. Depois encaixe as palmas das mãos em cima dos olhos fechados. Deixe por alguns minutos as mãos e olhos relaxando. Isso vai ajudar a relaxar os olhos, a face e até mesmo outras partes do corpo, principalmente a coluna cervical. Após alguns minutos retire as mãos e perceba seu efeito sobre o corpo.
Leve um joelho em direção ao peito, depois o outro. Segure a lateral do joelho com as mãos. Realize um balanço lateral, para um lado e para o outro, repetidas vezes em um movimento suave e rítmico. Pare e descanse alguns segundos. OBS: Os movimentos de balanço são mesmo curtinhos! Sua intenção e massagear a os músculos das costas, principalmente da coluna lombar e torácica!
Relaxe! Deite novamente e perceba seu corpo agora!
Agora com o corpo estendido no chão, realize a tapotagem do esterno e clavícula. Realize batidinhas rítmicas e suave, com a ponta dos dedos sobre o esterno (osso ente os seios, que vai desde o final da garganta até a “boca do estômago”) após alguns minutos (de 3 a 5) descanse, e depois realize o mesmo nas clavículas (osso que liga o ombro, anteriormente, ao esterno). Escolha um lado para começar (ex: clavícula direita) Primeiro realize a tapotagem na borda inferior, e depois na superior. Sempre indo do centro para as laterais. Pare, e veja os efeitos sobre o lado trabalhado. Agora realize do outro lado.
Realize outra pausa para o descanso com braços e perna estendidos ao longo do corpo. Relaxe!
Para aqueles que tiverem interesse em um relaxamento guiado (Gravação de voz), peça o arquivo de áudio pelo o e-mail: harmonia_em_movimento@hotmail.com
Espero que agora consigam relaxar e aproveitar este momento!
Boa Noite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Junte-se a nós, exponha suas ideias!