segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Hérnia de Disco: Quer fugir da cirurgia?

Atualmente a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, considera o tratamento conservador, como a fisioterapia, a primeira opção na abordagem do paciente com hérnias discais.
Existem muitos recursos disponíveis na fisioterapia, no entanto, nem todos atuam na causa da hérnia, sendo algumas vezes apenas paliativo, como no caso do TENS, Ultassom, que podem ser muito úteis para analgesia (diminuição da Dor) porem, não atuam nas causas mecânicas e disfunções do movimento, normalmente relacionadas as Hérnias Discais.
As opções de tratamento que considero mais relevantes são aquelas que envolvem a terapia manual e controle motor.
O primeiro passo é procurar um especialista para realizar uma avaliação minuciosa, visando estabelecer sempre que possível, o fator causal. Posteriormente estabelecer um plano de tratamento.
Em geral os atendimentos, são realizados uma vez por semana, durante uma hora, tendo resultados a curto, médio e longo prazo. Como, diminuição da dor e edema, melhora das capacidades funcionais e evitando re-incidivas. Proporcionando assim, uma melhor qualidade de vida e muitas vezes, escapando de fato das cirurgias.
Atualmente venho tendo bons resultados com o uso do RPG, G.H. - método Ehrenfried , Estabilização Segmentar Vertebral, Mobilização Neural , associadas as demais técnicas de Terapia Manual* e controle Motor.

Para mais informações e duvidas, mande um e-mail para:
harmonia_em_movimento@hotmail.com ou pergunte aqui no blog!

*Terapia Manual ( engloba uma infinidade de técnicas e métodos que trabalham as disfunções de movimento humano.)

Um comentário:

  1. Como portador de "henia de disco" e estando sob os cuidados do Rafael, posso afiançar que os resutados são muito bons e que me sinto cada dia mais capaz de manter a minha funcionalidade, sem as limitações que vinha manifestando antes de iniciar os cuidados fisioterápicos referidos no texto.

    ResponderExcluir

Junte-se a nós, exponha suas ideias!